segunda-feira, 8 de setembro de 2008

JOÃO PAULO PACHECO TREINADOR INICIADOS A


JOÃO PAULO PACHECO TREINADOR DOS
INICIADOS, A EQUIPA QUE VAI DISPUTAR
O NACIONAL DA CATEGORIA.
VAMOS PASSAR A TRANSCREVER AS SUAS
PALAVRAS QUE O PRÓPRIO INTITULA DE


Reflexão

Falta menos de uma semana. Momento histórico para a formação do C.D. Aves, início do campeonato nacional de juniores C (iniciados). Nunca antes uma equipa deste escalão tinha chegado a este patamar. A jornada inaugural está marcada para domingo dia 14 de Setembro pelas 11h com o Gondomar, no “velhinho” Bernardino Gomes que esperamos ver cheio como no passado Sábado na grande vitória dos nossos Juniores.

Para trás fica o trabalho, o suor, o esforço, a dedicação, o empenho, as lágrimas e sorrisos de todos aqueles que conseguiram o grandioso feito da subida. Cabe-nos a nós agora estar à altura de tamanho desafio, dignificar a camisola do nosso clube e lutar para que a subida não tenha sido em vão: Queremos cá ficar!

Objectivo traçado metemos mãos ao trabalho. O período preparatório começou no dia 2 de Agosto, mas o trabalho teve início mais de um mês antes. Desde captações a inúmeras reuniões, discussões táctico-técnicas sobre o que se pretendia da equipa, marcação de jogos amigáveis, planeamento de treinos, procura de novos jogadores, tentativas de empréstimos, etc. Desde Julho até agora que os dias são curtos. São 24h a pensar no C.D. Aves, divididas entre os aspectos da coordenação e a equipa de iniciados. Tenho o meu doutoramento a meio e tanto para fazer, ensaios, experiências, tratamentos de resultados, relatórios, tantos artigos para ler. Mas não consigo. Estes 2 meses e meio foram dedicados exclusivamente ao C.D. Aves, sem férias, esquecendo as minhas obrigações para com o meu doutoramento, para com o meu professor que me orienta.

E entre muito trabalho e planeamento, entre muitas conversas e análises, ajustes e reajustes aqui estamos nós, após 6 jogos de preparação, 21 treinos, mais de 30 jogadores que por cá passaram, prontos para a guerra. Este período preparatório foi de muito esforço e trabalho. Não podemos dizer se foi bom ou mau, pois isso vai depender dos resultados nos jogos oficiais, mas foi de certeza de grande trabalho e sacrifício. Para a equipa técnica foi muito exigente o mês de Agosto. As dificuldades de construção de um plantel com qualidade para este campeonato foram muitas. A procura por jogadores com qualidade acrescida só terminou na última semana. Muitos jogadores passaram por cá, muitas dúvidas se instalaram na escolha dos mesmos, muitos problemas de viagens e transportes tivemos que equacionar. Além disso é um mês complicado pelas férias que todos gostam de fazer. Neste aspecto quero enaltecer todos os atletas que, com 14 anos, abdicaram das suas férias para lutar por este projecto. Mesmo assim em mais de um mês de treinos e jogos nunca conseguimos ter o plantel completo, nunca conseguimos seleccionar os jogadores por estarem em melhor forma, pois a escolha tinha de ser feita com base em todos que estavam presentes. Isto complica o planeamento, muitas vezes tivemos que alterar o programado e diminui a qualidade do processo.

Contudo, em termos de resultados foi um período positivo. Jogamos sempre com equipas do nacional, tivemos 2 resultados negativos e 4 positivos, de entre os quais destaco um empate com o Guimarães, candidato na luta pelo título nacional. Em termos táctico-técnicos tenho a absoluta convicção de que todos os atletas já assimilaram o que pretendemos e por momentos conseguimos cumprir esses aspectos de forma quase perfeita. ESTAMOS PREPARADOS PARA VENCER O PRIMEIRO JOGO. Muitas pessoas estranham e criticam o facto de nos nossos treinos não haverem as habituais corridas até cair para o lado. Pois bem o futebol é táctico, técnico, físico e psicológico. Mas é tudo ao mesmo tempo e não em separado. A soma das partes é diferente do todo. Se 11 jogadores por si só não fazem uma equipa, o conjunto é muito maior que os 11 jogadores, então a soma do psicológico, do táctico, do técnico e do físico em separado não é o futebol que queremos. Por isso todos os nossos exercícios de treino têm estas 4 componentes integradas sempre orientadas para a forma como queremos jogar (modelo de jogo). Para os mais leigos deixo um pequeno pensamento: Será que um defesa lateral como o Bosingwa, que faz inúmeras subidas pelo corredor tem o mesmo esforço físico que um defesas lateral que nunca sobe? Obviamente que não. E se cada jogador, conforme as suas características e a forma de jogar da equipa, têm esforços muito diferentes, porque os querem mandar fazer todos o mesmo (corrida à volta do campo)? A nossa metodologia de treino assenta no nosso modelo de jogo e na evolução do mesmo. Tudo é feito em função disso. Todos os exercícios propostos tem com principal objectivo a forma como queremos jogar e por arrasto todos os outros aspectos, porque não há nenhum exercício de futebol que não exija a parte física também. E por isso para os mais críticos, que mandam correr sem saber porquê (por repetição do que faziam, por verem ouros fazer), sem saberem justificar, para esses eu digo: em todos os treinos temos o físico como também o técnico, o táctico e o psicológico. Quem diz que não treinamos o físico só pode portanto ser ignorante na matéria. E porque a forma não é correr até cair para o lado, a equipa está em forma pois consegue cumprir em campo a forma de jogar que a equipa técnica pretende.

Assim partimos para esta semana que antecede o tão desejado jogo. Com a certeza também que agora, com o plantel completo, com o decorrer dos jogos a evolução será ainda muito grande. Temos ainda uma grande margem de progressão, um longo caminho para evoluir, mas estamos já preparados para a primeira vitória. Estamos certos que será um campeonato extremamente exigente e duro. Não há momentos fáceis, teremos de encarar todos os jogos como se de finais se tratassem. Mais do que isso temos também de encarar cada treino como um jogo, como uma final – NÃO PODEM HAVER QUEBRAS DE CONCENTRAÇÃO NEM DE MOTIVAÇÃO. Iremos certamente ter muitos desaires, vamos encontrar jogadores, equipas, treinadores do melhor que há no país, que certamente serão mais fortes que nos em muitas aspectos. No entanto nós temos uma arma que ninguém tem. Temos a motivação de querer fazer história, temos o orgulho de ser AVENSES, temos a força, a coragem e a garra que David teve quando derrotou Golias. Antes quebrar que torcer e nós lutaremos sempre até ao fim.

Meus queridos atletas, vamos dignificar o nosso Clube, vamos estar à altura das exigências que nos colocaram, vamos fazer história e vamos calar todos aqueles que querem fazer de nós uns coitadinhos. Nós não seremos coitadinhos mas sim Guerreiros.




Sem comentários:

---------------------------------------------------------------