segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ENTREVISTA A BRIAN MOREIRA


Bryan Moreira Atleta Iniciado 2º Ano
ingressou no nosso clube esta época.

1ª-Tu sendo português, naturalidade canadiana,Jogas-te futebol em Espanha França e Portugal consegues dar-nos um panorama sobre a realidade na formação desportiva que tu tiveste tão diversificada e internacional ?

Bryan - Foram realmente três países onde estive e em todos o futebol acompanha-me...

Em Portugal, comecei a dar os meus primeiros pontapés na bola no Colégio, em Santo Tirso, onde um professor meu, Prof. Miguel Roriz, dava aulas de futebol de salão e desde muito pequeno me inscrevi, por volta dos meus 7 anos e segui sempre até aos 11 anos. Aprendi muito e nunca esquecerei todo este tempo que lá passei. Depois no Famalicão, onde ja não posso dizer o mesmo pois sinceramente não gostei, falta de organização, pontualidade, desigualdade, as condições eram péssimas onde nem campo próprio tinhamos e era futebol de 7, outra coisa que não gostei.

No ano seguinte, em França, ja é outra conversa, outra mentalidade, onde todos os pormenores referidos acima eram respeitados, um espírito de equipa diferente mas que tinha o pormenor de termos tido apenas 1 treino por semana e onde se chovesse, nao se fazia qualquer treino para não estragar o relvado que estava por conta da câmara municipal e eles nao nos deixavam lá treinar pelo que às vezes iamos para alguns jogos sem qualquer treino mas mesmo assim conseguimos ser campeões e subir de divisão e de resto adorei ter jogado e trabalhado neste clube, Sporting de Pontault-Combault que era uma equipa de portugueses que representa uma associação portuguesa, e com o Mister Rui que é uma pessoa excepcional.

No ano seguinte, Espanha, EF Totana, foi mesmo a 100% em relaçao a tudo, desde condições a companheirismo e tudo. Acho que evoluí bastante neste tempo que lá estive. Mister Alexandre que era uma pessoa de trabalho duro, físico, exigente e muito disciplinado e também outra mentalidade onde se treinava 3 treinos por semana onde a formação dum atleta é levada muito a serio. Foi um prazer muito grande ter lá estado e trabalhado com este grupo, clube e direcção.

E agora aqui no Aves. Uma nova etapa, onde comecei ja um bocado tarde em relação aos meus colegas, em pelado onde já nao jogava desde Famalicão. Mas como diz o meu pai, que me tem sempre acompanhado, tenho que lutar mais em muitos aspectos pois ainda não estou em muito boa forma, e que tenho que trabalhar à Aves (diz ele). Em relação aos Misteres acho que ESPECTACULARES é a palavra certa pois nunca vi tanta paixão pelo futebol, pela equipa, organização, trabalho táctico enfim... muito bom! E estou agora num grupo muito diferente, muito bom, dentro e fora das quatro linhas e espero vir a contribuir para ajudar esta equipa e ser aqui muito feliz pois já me sinto um AVENSE



2ª-A tua vinda para o nosso clube foi uma escolha ou foi ao calha?
Bryan- Sinceramente não foi a 1ª opção...

Explico, quando vim de Espanha para aqui, como tinha um primo a jogar no Vizela que me falava maravilhas daquilo, eu comecei a inclinar-me para aquele lado mas o meu irmão ja nessa altura dizia: Ave é a melhor opção.

E, quando me disponibilizei para começar a trabalhar, fui pelo meu primo e fui até lá mas Vizela foi uma casa pela qual não gostei de passar pois me disseram que ja tinham o grupo formado e não me deram sequer a hipótese de absolutamente nada. E como na vinda de Vizela para Lordelo passo por Moreira, também lá passei e outra vez a mesma coisa pois já tinham 25 jogadores. E meu irmão sempre a repetir: Aves. Eu já a ficar nervoso com tudo isto porque a verdade é que as equipas já estavam todas a ficar organizadas até que o meu pai conseguiu falar com o Mister João Paulo e acabei por me juntar a este grupo sensacional e estou agradecido ao Aves e ao Mister João Paulo e Mister Zé pela oportunidade... Por isso, não foi a 1ª opção, porque eu tentei ir atrás das melhores condições, sintético porque se não fosse isso acho que seria o Aves a 1ª opção pois não me arrependo nada, a começar pela série muito mais competitiva, misteres, colegas de equipa, direcção, acho que é uma autêntica família esta equipa do Aves e repito, não me arrependo de nada.

3ª- Gostas do Aves? Como consideras a tua integração e adaptação na equipa e no clube?

Bryan - Conheço o Aves à cerca de 2 meses, o que posso dizer é que estou a gostar muito de tudo neste clube. Quanto à minha interpretação e adaptação quer no clube quer na equipa, estou a trabalhar e irei trabalhar e esforçar-me ainda mais.

4ª- Achas a tua equipa capaz de se manter entre os grandes do nosso futebol neste escalão?

Bryan - Sinceramente sim, temos 7 jogos e 7 pontos mas a verdade é que já jogamos em campos muito difíceis como Feirense, Porto e Boavista onde estivemos bem, perdemos injustamente em Pasteleira e em 3 jogos em casa temos 2 vitórias e 1 empate... É positivo mas a nossa equipa consegue e vai conseguir mais e melhor. Estamos também numa série muito forte, o que demonstra ainda mais o nosso valor e atitude. E quanto ao futuro temos de trabalhar e estamos a trabalhar para dar o nosso melhor e penso que passo a passo vamos conseguir chegar lá ao alto que é o mínimo que podemos fazer para quem aposta em nós e trabalha por nós todos os dias.

5ª A nível escolar tens bom proveito? Consegues conciliar a actividade Escolar com a actividade Desportiva?
Bryan - Até hoje sim... Fiz 6 anos em Portugal sempre com resultados positivos, 1 em França com resultados positivos e 1 em Espanha muito bom. Agora vamos ver apesar de saber que vai ser mais difícil pois tive 2 anos ausente e a escola aqui é diferente, o sistema também e tudo isto pode complicar um pouco, mas estou no 9º ano e ando no Externato Delfim Ferreira em Riba D'ave e com trabalho vou tentar continuar com bons resultados.

6ª No teu subconsciente qual as as aspirações de futuro no Futebol?
Bryan - Sinceramente não sei bem o que dizer. Se me perguntar se gostava de seguir como jogador profissional, é óbvio que sim, acho que para quem tem paixão neste desporto é o que ambiciona. Mas tenho 14 anos e não faço a mínima ideia do que poderá vir a acontecer por isso vou sempre seguir com os estudos para ver se consigo ter um "canudo" na mão e depois vê-se o que poderá acontecer ou não. Mas era um sonho e porque não lutar por isso?

Sem comentários:

---------------------------------------------------------------